quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Perguntas Freqüentes Da Área Gráfica



O que é CORPO?

Corpo é a medida de tamanho das fontes. Quanto maior o corpo, maior o tamanho da letra.

O que é DIAGRAMAR?

Diagramar consiste em determinar a disposição dos elementos em uma página – legendas, ilustrações, textos, títulos etc. Essa tarefa é executada pelo diagramador.

O que é EDITORAÇÃO ELETRÔNICA?

É a preparação técnica de originais para publicação, que envolve forma e conteúdo. Atualmente, esse serviço é realizado totalmente por computador, desenvolvido pelo diagramador em programas paginadores como Page Maker e Quark XPress.

O que é ENTRELINHAMENTO? 



É a distância, no sentido vertical, entre duas linhas de texto.

O que é ESCANEAMENTO?

Escaneamento é a forma "abrasileirada" de designar o processo de digitalização da imagem. Vem da palavra inglesa scanner, nome do equipamento em que se realiza a digitalização.

O que é FACA?

É uma lâmina cortante que permite ao artista gráfico desenvolver uma grande diversidade de formatos para os produtos impressos.
Corte e Vinco:
Quando o trabalho é projetado com cortes especiais, ou recortes dentro da área impressa, é utilizada uma faca especial confeccionada para tal recorte. A máquina de corte e vinco prensa o impresso contra a faca e assim faz o corte ou o vinco para que sejam efetuadas dobras posteriormente.

O que é FORMATO A4?

É um formato-padrão internacional de papel, com medida de 21 cm de largura por 29,7 cm de altura.

O que é FORMATO A3?

É um formato-padrão internacional de papel com medida de 42 cm de largura por 29,7 cm de altura. Dobrado ao meio, obtém-se o formato A4.

O que é FORMATO CARTA?

É um formato-padrão internacional de papel, com medida de 21 cm de largura por 28 cm de altura.

O que é FOTOLITO?

É uma película transparente na qual se registra a imagem por meio de registro fotográfico. É o processo intermediário entre a finalização do arquivo em computador e a impressão.

O que é GRAMATURA?

Gramatura é uma das características do papel, que designa a sua espessura. Essa medida é registrada em gramas por metro quadrado da folha de papel.

O que é IMAGEM EM ALTA/BAIXA DEFINIÇÃO?

São os termos utilizados para a medida de pontos por polegada de uma imagem. Quanto maior o número de pontos por polegada (dpi), maior a definição da imagem.

O que é LAYOUT (lê-se "leiaut")?

É a materialização da proposta visual dos elementos – tipologia, cores, estilo de ilustração etc – que compõe o produto.

O que é MÍDIA? 

É o "veículo" de disseminação da informação, como a mídia impressa (papel), mídia eletrônica (cd rom ou web) etc.

O que é PAGINAR?

Paginar significa ordenar as páginas de um produto impresso, designando o conteúdo de cada uma delas.

O que é PAUTA?

Em veículos de comunicação, a pauta é o roteiro dos fatos que devem compôr as matérias e que determina também a forma como cada tema deverá ser tratado.

O que é PROJETO EDITORIAL?

É o estudo que definirá a forma e o conteúdo de publicações. Compôr as matérias e que determina também a forma como cada tema deverá ser tratado.

O que é PROJETO GRÁFICO?

É o estudo que definirá as características visuais de um produto periódico, que se repetirão a cada edição.

O que é PROVA DE COR?

Há quatro processos de produção de provas de cor: cromalin, pressmatch, prelo ou digital. A prova de cor é utilizada para a checagem da qualidade das fotos, das cores e do texto, e é produzida a partir dos fotolitos – com exceção da prova digital, gerada a partir do arquivo de computador.

O que é PROVA HELIOGRÁFICA?

Prova em papel heliográfico (de cor azul), normalmente utilizada para checar a correta ordem das páginas antes do processo de impressão.

O que é REPRINT?

É o termo emprestado do inglês que significa reimpressão de um material.

O que é ROUGH (lê-se "raf") ?

É o traçado inicial de um layout.

O que é STRIP?

É o termo para a operação de recorte de fotolitos, realizado nos
casos em que há pequenas alterações ou modificações a serem feita
sem a necessidade de impressão de novos filmes.

O que é TIPOLOGIA?

Tipologia (que significa "estudo dos tipos") é o conjunto de caracteres tipográficos, que também são conhecidos como fontes. Elas admitem algumas variações de estilos, tais como itálico, negrito, sublinhado etc. Alguns exemplos de tipologia são a Times New Roman, Arial, Garamond e Helvética.

O que é TIRAGEM?

Tiragem é o número de exemplares que serão impressos de um determinado produto.

O que é TRATAMENTO DE IMAGENS?

O tratamento de imagens é um processo realizado por meio de softwares gráficos (como o Photoshop) que visa a melhoria da qualidade da imagem para impressão. Nesse processo, podem ser corrigidas imperfeições da imagem.

Corte Simples ou Refile:
Realizado em guilhotinas lineares, consiste em aparar as sobras do papel, deixando o impresso já no formato final.

Dobra: Pode chegar a 16 dobras por folha, as dobras podem ser simples, verticais ou horizontais, paralelas, perpendiculares, sanfonadas ou outros modelos que não seguem padrão
Autor do texto

Bruno Zitnick

Visite a nossa loja virtual:  www.1000cartoes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário